quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cuidando e conservando seus livros

16 de julho de 2014


Hoje vou atualizar esse post. A técnica do sol foi bem útil pra eliminar o odor com que o livro chegou, a raspagem dele não funcionou muito (usei um estilete) e até agora não sei como salvar esse livro ou até mesmo se é possível. Concluindo a raspagem não deu certo, tirou pouco do fungo (quase nada) e tem que ter muita paciência pra fazer esse processo.

Quem tiver disposição e paciência pode tentar, porém o meu resultado não foi positivo.

03 de julho de 2014
Ontem chegou mais um livro pra mim, como comprei ele de um sebo virtual, tudo pode acontecer. 

E dessa vez aconteceu que o livro tinha uma leve marca de fungo no canto inferior esquerdo. 

E agora? Como fazer pra tirar esse fungo? Minha primeira tentativa foi colocar o livro no sol e depois fazer um leve raspagem dele (no momento ele está lá, no sol) não sei se vai funcionar, mas vou tentar e depois eu volto pra dizer se vai funcionar ou não.

Eu sei que a técnica do sol ajuda a eliminar odor de fungo dos livros, deixe ele um bom tempo no sol e caso não funcione deixe ele exposto por um pouco mais de tempo.

Baixei um arquivo em pdf no site da prefeitura de SP sobre reparos em livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário