É engraçado imaginar que doze anos se passaram desde minha primeira postagem aqui no blog. O Baú do Norte começou com o intuito de ser um blog para falar de Literatura, que é algo que gosto bastante. Acredito que ele não tenha perdido o viés. Até hoje tento mantê-lo nesse nicho.
Obviamente, algumas coisas atualizaram nesses últimos anos, principalmente opiniões e gostos. Lá no início, comecei com uma simples pergunta: "Qual é o melhor, o livro físico ou o digital?".
Naquele momento, não os ebooks estavam ganhando força, porém ainda existia uma enorme resistência, principalmente da minha parte em utilizá-los. De lá para cá, acredito que minha opinião inicial (segue abaixo) não teve muitas alterações.
"Confesso que sou apaixonada pelo livro físico, sinto mais prazer na leitura quando folheio as páginas de papel, porém de uns tempos para cá ando procurando certa praticidade. Comecei a procurar as versões digitais dos títulos de meu interesse e me deparei com algo que está fora da realidade em algumas situações: O preço!"
Minha paixão por livros continua, inclusive os livros físicos, mas acabei me acostumando com a versão digital, principalmente depois de ganhar um Kindle de presente. É um aparelho prático, leve e você carrega sua biblioteca pessoal para qualquer lugar. A Amazon também acaba me proporcionando muitos títulos interessantes para leitura, o que é maravilhoso.
Em relação ao preço dos e-books, podemos dizer que muitos títulos possuem um valor que continuam fora da realidade para muitas pessoas, mas também existem títulos cuja compra acaba se tornando mais atrativa se for adquirido na versão e-book. Claro que nem todos os títulos que queremos estão disponíveis no formato digital.
Outro questionamento que coloquei há doze anos foi: “Qual é função do livro digital?”
Uma das minhas respostas foi: É de que a versão digital do livro serviria para democratizar a leitura.
E ainda coloquei um "Será mesmo?" depois da resposta e comentei que essa "democratização" ainda estaria longe de acontecer. Porém, sabemos que hoje em dia é possível encontrar muitos aplicativos que fornecem títulos para leitura gratuita. Inclusive a própria Amazon (E não, não ganho dinheiro para fazer propaganda dela).
Logo, temos sim o fator "democratização", mas isso é um debate extenso e que incluem diversos fatores. Por isso, atualmente, acredito que a função do livro digital é a praticidade, pois ele é disponibilizado na hora para o cliente, seja onde ele estiver, não precisando esperar o livro físico chegar em sua residência, por exemplo. Além disso, é possível levar sua biblioteca para qualquer lugar que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário